Edit Content

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Sarcopenia: como prevenir que pacientes oncológicos percam massa muscular?

Sarcopenia: como prevenir que pacientes oncológicos percam massa muscular?

O câncer pode afetar o estilo de vida e a composição corporal dos pacientes de diversas formas. Uma das mais comuns é a perda de massa magra e redução da massa proteica visceral.

Esse processo é chamado de sarcopenia e está associado à diminuição da capacidade funcional, ao aumento do risco de quedas e fraturas, a um longo período de hospitalização e ao aumento de infecções.

O que causa sarcopenia?

Embora a sarcopenia seja frequentemente observada em idosos, ela pode ocorrer em indivíduos de qualquer faixa etária. Geralmente, resulta de:

  • ingestão inadequada de energia (carboidratos) e/ou proteínas;
  • má absorção intestinal de nutrientes;
  • distúrbios gastrintestinais;
  • uso de alguns medicamentos e anorexia.

Como tratar a sarcopenia?

Os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia são exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação de um profissional adequado para ambas as funções.

Uma das formas de atividade física que traz mais resultados nesse caso é os exercícios de resistência, ou seja, a chamada musculação. Já na alimentação, o ideal é apostar nos alimentos ricos em proteínas, como as carnes e oleaginosas.

Essa combinação, desde que autorizada pelo seu oncologista, ajuda a ganhar ou manter a massa muscular e, assim, previne ou minimiza a sarcopenia.

Mas é importante ter em mente que o tratamento é a longo prazo, e pode durar meses ou anos. Além disso, implica uma mudança completa nos hábitos e no estilo de vida para sempre.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de consultar o seu oncologista para saber o que é melhor para cada caso. Ligue para (32) 3512-3333 e agende o seu horário aqui na Solus.

Referências:

Influência da Composição Corporal sobre a Qualidade de Vida de Pacientes com Câncer, 2015.

Aspen 2019, composição corporal

Hospital Sírio-libanês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *