Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama corresponde a 29% dos tumores malignos registrados todos os anos.
A mamografia é o principal exame para a detecção do câncer de mama e uma das melhores formas de se fazer um diagnóstico precoce, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Porém, quando se fala em prevenção do câncer de mama, muitos médicos recomendam seguir um estilo de vida saudável. Isso inclui a prática de atividades físicas, uma dieta equilibrada e distância de álcool e cigarro.
Pensando nisso, hoje nós vamos falar sobre os alimentos que devem estar na sua dieta, pois auxiliam na prevenção do câncer de mama e fazem um bem danado à saúde.
Alimentos e a prevenção do câncer de mama
Ter uma alimentação rica em nutrientes, frutas, verduras e evitar o consumo de ultraporcessados pode não só prevenir o câncer, como uma série de outras doenças.
Porém, para que realmente seja possível evitar o câncer de mama é necessário incluir os alimentos certos no seu dia a dia. Por isso, fizemos uma lista dos alimentos mais importantes para a prevenção do câncer. Confira:
Frutas vermelhas
As antocianinas, substâncias com poder antioxidante presentes na coloração dessas frutas, são benéficas para a prevenção dos radicais livres, moléculas que prejudicariam o nosso DNA e favorecem o desenvolvimento das células cancerígenas.
O que consumir: morango, framboesa, amora ou mirtilo.
Como consumir: Ao menos uma fruta vermelha todos os dias.
Frutas e vegetais amarelos e alaranjados
Esse é um grupo alimentar que fortalece o sistema imunológico. A sua coloração possui betacaroteno, um pigmento que protege nosso organismo de danos causados pela oxidação de material genético, fortalecendo os ossos. Como têm alta concentração de vitaminas, esses alimentos garantem o bom funcionamento de todo o corpo.
O que consumir: batata-doce, abóbora, cenoura, manga, banana, mamão, entre outros.
Como consumir: diariamente.
Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas ajudam na prevenção do câncer de mama e outros tipos de tumores malignos.
Consumir frutas cítricas regularmente também colabora para a diminuição do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo ainda o risco de Acidente Vascular Cerebral – AVC.
O que consumir: abacaxi, acerola, maracujá, kiwi, laranja, limão, tangerina.
Como consumir: uma unidade por dia, de preferência após o almoço ou jantar. A melhor forma de consumo é da fruta in natura.
Vegetais crucíferos
São alimentos que contém sulforafano, um antioxidante capaz de auxiliar no combate à células cancerosas. Além disso, esse grupo alimentar conta com elevados teores de fibras, vitaminas e minerais, que garantem o bom funcionamento do organismo como um todo.
O que consumir: brócolis, couve, couve-flor, repolho, espinafre, rúcula, agrião, entre outros.
Como consumir: ao menos ½ xícara diariamente.
Pimentas
As pimentas são ricas em capsaicinas, responsável pelo sabor picante. Esse composto químico ajuda na destruição de células com características malignas. No entanto, é bom ter cuidado com os excessos. Pessoas com alguma alergia a esses alimentos devem evitar o consumo.
O que consumir: dedo-de-moça, chili, malagueta, pimenta biquinho.
Como consumir: moderadamente.
Peixes gordurosos
Esse tipo de peixe é rico em gorduras insaturadas, que exercem proteção cardiovascular. Esses são considerados alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama e outros tipo de câncer. Potentes, devido aos elevados teores de ácidos graxos e ômega 3, são alimentos fundamentais para se ter uma alimentação saudável.
O que consumir: salmão, sardinha e atum.
Como consumir: recomenda-se a ingestão de, pelo menos, duas porções de peixe por semana.
Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama: tomate
Rico em licopeno, fibras e vitamina C, o tomate protege o nosso organismo da ação dos radicais livres, além de propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
Dica: O licopeno do tomate é melhor absorvido pelo nosso organismo após passar por um processo de cozimento. Dessa forma, o molho de tomate caseiro e tomate assado estão entre as melhores formas de consumo.
Cereais integrais
Os cereais ajudam a diminuir a absorção de gordura e a formação de substâncias cancerígenas no intestino e, por isso, estão entre os alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama. O excesso de fibras desses alimentos está ligado à eliminação do excesso de estrogênio, o que contribui para evitar a doença.
O que consumir: aveia, cevada, quinoa, linhaça, chia, entre outros.
Como consumir: consuma alimentos integrais diariamente ou acrescente esses alimentos nas suas preparações.
Além de incluir todos esses alimentos na dieta, é importante evitar o consumo de frituras, alimentos processados, fast food, além do consumo excessivo de carne vermelha, que pode contribuir para o surgimento de células cancerosas.
Doces, refrigerante e alimentos industrializados também estão fora da lista de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama.
Agora que você já sabe de tudo isso, que tal começar a cuidar da sua saúde através da alimentação?
Texto escrito por Vanessa Cirilo Caetano – Nutricionista (CRN9- 19417)