Fadiga e Nutrição: O que podemos fazer para amenizar esses sintomas?

O tratamento do câncer, seja através da radioterapia ou da quimioterapia, pode levar uma pessoa a ter vários sintomas colaterais entre elas a Fadiga. Que interfere na vida do paciente de maneira emocional, física e cognitiva, afetando a sua qualidade de vida. Sentir-se cansado não significa que o seu câncer está piorando ou que o seu tratamento não está surtindo efeitos. Algumas causas fisiológicas também podem interferir nesse processo, como anemias e alterações dos níveis hormonais. Além disso, a depressão e a ansiedade também podem agravar esse sintoma.

O que devemos entender é a diferença entre se sentir cansado e se sentir fadigado. A fadiga é uma falta de energia diária, ou seja, um cansaço incomum de todo o corpo, na qual não é aliviado com uma noite de sono produtiva. Podendo ela ser: Aguda (quando dura um mês ou menos) ou crônica (com duração entre seis meses ou mais). O que pode alterar de forma negativa a qualidade de vida de uma pessoa.

Os efeitos do tratamento do câncer ou suas novas necessidades fisiológicas podem levar o nosso corpo a não receber comida suficiente para produzir energia que necessitamos. Assim, uma alimentação inadequada, causada pela falta de apetite, ou uma náusea por exemplo, faz com que nosso organismo não assimile bem os alimentos e com isso prejudique a absorção dos nutrientes. A desidratação pode ser outro reflexo que leva a uma piora desse quadro. E muitos pacientes, por receio ou necessidade ainda não realizam nenhuma atividade física. Tudo isso em conjunto, leva a uma piora do quadro do paciente e muitas vezes mais dificuldades de manter o tratamento proposto.

O QUE PODEMOS FAZER?

Precisamos ter um plano equilibrado de atividades e descanso. Fazer atividades relaxantes como ouvir música, ler, meditar, diminuir o estresse conversando ou passando um tempo com os amigos ou a família. Fazer atividades leves, com o auxílio de um profissional especializado para entender o momento no qual você está passando é muito importante. Assim ele direcionará exercícios nos quais você poderá realizar naquele momento.

É importante ter cochilos e planejar um tempo de descanso no seu dia, respeite seu organismo, ele te mostra os sinais que precisa. Conversar e lidar com as emoções, também é muito importante, então que tal uma conversa com um psicólogo?!

Uma boa alimentação além de fornecer nutrientes, nos fornece energia. É importante adequar as proteínas que está consumindo, assim evitamos a perda de massa muscular. Ficar atento as necessidades calóricas da sua alimentação, a través de comidas ou bebidas e entender o momento e suas preferências e dificuldade. Alguns nutrientes precisam de uma atenção melhor, como por exemplo o Zinco, ele está suficiente na sua alimentação, nas suas taxas bioquímicas?! Adequar o consumo de polifenóis e flavonoides (encontrados em frutas, legumes, alguns chás, leguminosas e cereais), que são importantes nas atividades antioxidantes para nossas enzimas e assim auxiliam no combate da fadiga.

Estratégias não faltam, e você já tem a sua? Não?! Procure alguém especializado que possa te ajudar!

Texto escrito por Vanessa Cirilo Caetano – Nutricionista (CRN9- 19417)