Em tempos de crise podem ser desencadeados sintomas de ansiedade e depressão. Uma das possibilidades para minimizar estes sintomas é recorrer à respiração para aliviar o estresse.

Por que é importante a respiração correta?
Respirar tem íntima ligação com o emocional assim como o estado de espírito interfere na velocidade da respiração. A respiração correta atua de duas maneiras:
Fisiológica: A ansiedade faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a respiração o corpo volta ao equilíbrio. Emocional: ao prestar atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada. Além de combater o estresse e a ansiedade, a respiração adequada traz outros benefícios como: estabilizar a pressão arterial, melhora a imunidade, melhor rendimento em exercícios físicos, ativa as atividades cerebrais... A respiração diafragmática, ou respiração profunda, é a respiração que é feita contraindo o diafragma, um músculo localizado horizontalmente entre a cavidade torácica e a cavidade abdominal. O ar entra nos pulmões, o peito não sobe e a barriga se expande durante esse tipo de respiração. Essa respiração é necessária porque expande o diafragma e leva o oxigênio até o abdômen, o corpo e o cérebro.
Então, vamos aprender... 1- Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado; 2 - Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo; 3 - Feche os olhos e concentre-se em sua respiração; 4 - Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ela se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao respirar, conte até 3 para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos; 5 - Solte a respiração pela boca contando até 10 esvaziando completamente o pulmão e o abdômen; Repita dez vezes a respiração. Em função do aumento da oxigenação do cérebro a pessoa pode sentir um pouco de tontura ou enxergar “bolinhas” ao abrir os olhos. Esse sintoma desaparece rapidamente. Observe a figura abaixo:

Se cuide! Respire!
Adriana Paes – CRP 9093 Mestre em Educação