Edit

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Obesidade e o Pós Câncer de Mama

Obesidade e o Pós Câncer de Mama

A Obesidade, atualmente, é um problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 2,3 bilhões de pessoas estão com sobrepeso ou obesidade.

O excesso de peso e a obesidade são considerados fatores de risco, entre outros, para vários tipos de câncer, como por exemplo, o câncer de mama. Isso se deve pelo fato de que o sobrepeso gera uma cascata inflamatória no organismo. O nosso sistema imune tenta se preparar para conter o excesso de peso. Porém, esse mesmo sistema imune, que tem a função de defesa, pode atacar as células saudáveis, contribuindo para a precipitação de células tumorais, levando a um crescimento indiscriminado.

Outro fator importante é que, muitas mulheres com câncer de mama, em tratamento oncológico, acabam ganhando peso devido a menopausa precoce, modificação no metabolismo, medicações quimioterápicas, uso de corticoides, elevação do apetite, retenção de líquidos e falta de atividade física. As mudanças na composição corporal, levam a uma redução na massa muscular, criando “espaço” para o acúmulo de gordura.

De acordo com estudoscientíficos, o acúmulo de peso e o aumento de gordura durante e após o tratamento está correlacionado a um aumento da resistência da insulina e da morbimortalidade, contribuindo assim, para uma piora no prognóstico dos pacientes além de uma maior tendência de recidiva da doença e resistência terapêutica.

Importante a orientação de uma especialista em Nutrição Oncológica para desenvolver estratégias de manutenção do peso. Esse acompanhamento deve ocorrer antes, durante e após o seu tratamento. Além disso é necessária uma prática de atividade física regular, de preferência, com um profissional especializado. Assim, seu organismo poderá reconstruir os tecidos saudáveis e a massa muscular melhorando a disposição física, o aumento da tolerância aos efeitos colaterais das medicações, sejam elas venosas ou orais.

Seguem algumas dicas de sites seguros e confiáveis para que você possa se informar melhor:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/obesidade-e-fator-de-risco-de-cancer/6377/42/

https://www.inca.gov.br/assuntos/obesidade

O setor de Nutrição da Solus Oncologia está à disposição para maiores esclarecimentos e orientações. Sempre bom ressaltar que as abordagens são realizadas de forma específica para cada caso.

Vanessa Cirilo Caetano – Nutricionista CRN9 -19417

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.