Edit Content

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Oncogenética: o câncer e sua relação com genética

Oncogenética: o câncer e sua relação com genética

Cerca de 10% de todos os cânceres são hereditários, o que significa que mudanças (ou mutações) em genes específicos são transmitidas pelo sangue de um familiar para outro.

As pessoas que herdam uma dessas alterações genéticas têm um risco maior de desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.

Portanto, conhecer essa informação permite ao paciente realizar exames preventivos mais adequados e, com isso, diagnosticar precocemente – ou até mesmo evitar – o surgimento do câncer.

Aconselhamento Genético na prevenção do câncer

O aconselhamento genético é uma das formas de ajudar a entender os riscos do câncer hereditário e criar maneiras de reduzi-lo.

Ele é indicado para dois grandes grupos. Caso você se encaixe em um deles, é aconselhável passar por uma avaliação oncogenética.

Pessoas que têm o diagnóstico de câncer e se encaixam em uma dessas condições:

 – Quem desenvolveu câncer em uma idade mais precoce do que o normal para a doença. Por exemplo: câncer de mama, câncer colorretal ou endométrio antes dos 50 anos;

– Quem já foi diagnosticado com dois ou mais cânceres separados;

– Quem desenvolveu alguns tipos específicos de câncer, independente da idade ou de história familiar. Por exemplo: câncer de mama triplo negativo, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de próstata metastático, carcinoma de suprarrenal, câncer de mama masculino ou câncer medular de tireoide;

– Pessoas com histórico familiar do mesmo tipo de câncer ou cânceres relacionados                          

– Pessoas em que o resultado do teste genético pode ajudar também no tratamento, mesmo que não tenha história familiar de câncer.

Quem não tem câncer, mas, devido a outras condições médicas ou histórico familiar, pode ter um risco maior de desenvolver a doença e deseja se prevenir.

– Se algum parente de primeiro ou segundo grau, foi diagnosticado com câncer e preenche qualquer uma das características do item anterior;

– Dois ou mais membros próximos da família com o mesmo tipo de câncer. Por exemplo, uma mãe e uma irmã com câncer de mama ou pai e filha com câncer colorretal;

– O mesmo tipo de câncer em várias gerações de uma família;

– Ascendência judaica de Ashkenazi (Europa Oriental ou Central) e história familiar de câncer de mama ou de ovário;

– Polipose ou múltiplos pólipos no estômago ou intestinos;

– Vários tipos de câncer no mesmo lado da família.

Sobre o Aconselhamento Genético

As sessões de aconselhamento genético são realizadas pelo médico especialista em oncogenética e ocorrem em várias etapas.

Revisão de histórico médico e familiar

O oncogeneticista irá levantar seu histórico médico, bem como o mapeamento do câncer na sua árvore genealógica. Com base nessas informações, o médico vai discutir como o
histórico da doença na sua família pode ser hereditário e o que isso significa para você.

– Discussão sobre testes genéticos

Após a etapa de revisão, o médico vai discutir quais testes genéticos são adequados para você, levando em consideração o seu histórico e as questões éticas e legais.

Esses testes usam amostra de sangue ou saliva do paciente para procurar mutações genéticas que possam levar a um aumento do risco de alguns tipos de câncer.

– Rastreamento de câncer e recomendações de prevenção

Com base na sua história familiar e/ou nos resultados dos testes genéticos, vão ser discutidas maneiras de reduzir o risco de câncer, abrangendo estratégias de rastreio ou mesmo cirurgia preventiva.

Ao contrário do que muita gente pensa, um teste de predisposição genética positivo não é uma sentença, é uma oportunidade! Oportunidade de conhecer mais o seu corpo e se prevenir de maneira mais segura e adequada.

Por isso, se você se encaixa em um dos pontos que citamos neste artigo, procure um médico especializado em Oncogenética.

Conteúdo elaborado por Dra. Miriam Melquiades (62859 CRM-MG) | Oncogeneticista Solus, em outubro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *