Anemia no paciente oncológico: tudo o que você precisa saber

O tratamento oncológico tem por finalidade a cura e o alívio dos sintomas do câncer. Alguns tratamentos como a quimioterapia, terapia alvo, a hormonioterapia, a cirurgia e a radioterapia, podem provocar em um indivíduo alguns efeitos colaterais que podem variar de paciente para paciente. Sendo a anemia um desses efeitos colaterais.

A anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos (hemácias) no sangue, e pode estar presente na maioria dos pacientes oncológicos. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por carregar o oxigênio ao organismo através de uma proteína denominada de hemoglobina. Se os níveis desses glóbulos estiverem muito baixos, parte do corpo fica sem receber a quantidade necessária de oxigênio e passa a não funcionar corretamente.

O que causa a anemia?

Várias causas podem levar a uma diminuição de glóbulos vermelhos, entre elas estão:

• Alguns quimioterápicos podem levar a um dano na medula óssea, prejudicando sua capacidade de produção de glóbulos vermelhos;
  • Cânceres que provocam metástase óssea;
  • Tratamento quimioterápico com cisplatina e carboplatina podem levar a uma diminuição de alguns hormônios que estão relacionados com a produção de glóbulos vermelhos;
  • Dependendo da região aonde for o tratamento radioterápico, pode levar a um dano na medula óssea;
  • Náuseas, vômitos e perda de apetite, podem levar a uma falta de nutrientes que o corpo precisa para a produção de glóbulos vermelhos, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
  • Sangramentos por longas cirurgias;
  • Baixa resposta do sistema imunológico;

Quais são os sintomas?

A anemia pode ter vários sinais e sintomas dentre esses:

• Fadiga;
  • Fraqueza muscular;
  • Aumento do batimento cardíaco;
  • Tonturas e desmaios;
  • Falta de ar;
  • Palidez;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Dificuldade de manter-se aquecido;
  • Entre outros.

Para saber se uma pessoa tem ou não anemia, a mesma pode ser diagnosticada pelo exame de sangue, na qual são solicitados glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. E uma das maneiras de melhorar a anemia é através de medicamento ou transfusão sanguínea ou suplementos.

Como tratar?

Tratamento Nutricional:

É necessário seguir uma alimentação equilibrada que contenham calorias e proteínas necessárias que o seu corpo necessita; procure ter 8 horas de sono por noite; limite suas atividades, fazendo apenas as atividades que realmente forem necessárias; tenha ajuda de familiares ou amigos para auxiliar nas tarefas diárias.

E lembre-se: é importante conversar com o seu médico, nutricionista ou enfermeiro para conseguir as melhores orientações sobre o melhor tratamento e a alimentação para esses casos.

Se apresentar outras dúvidas, você pode pesquisar em fontes confiáveis, como o site da Solus, o site do Inca ou do site da Oncoguia.

Vanessa Cirilo Caetano

Nutricionista CRN 19417