Insônia: O que fazer?

O sono é um período de repouso que o organismo necessita para renovar as energias. Dormimos em média um terço da nossa vida e dormir bem é fundamental para a saúde e melhoria da qualidade de vida. A necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa por fatores genéticos e de acordo com a idade.

O sono normal possui algumas funções muito importantes, como por exemplo:

● restauração do funcionamento do organismo,

● controle da temperatura corporal,

● consolidação da memória e aprendizagem,

● redução da pressão arterial,

● diminuição dos batimentos cardíacos,

● relaxamento muscular e de vários órgãos e sistemas, a de regular a produção de hormônios essenciais que diminuem o risco de doenças cardíacas e vasculares, diabetes e obesidade.

● Além disso durante o sono o sistema imunológico libera substâncias de proteção, necessárias para combater doenças infecciosas ou inflamatórias.

A insônia é caracterizada pela falta de sono ou dificuldade para manter o sono durante a noite. A maioria das pessoas já teve insônia em algum momento de suas vidas. Os motivos podem variar. Entre eles os mais comuns são: depressão, ansiedade, uso de cafeína, álcool ou tabaco, efeitos colaterais de medicamentos, retirada de medicação, maus hábitos de sono, estresse emocional ou preocupação, ambiente de sono desfavorável.

A quimioterapia é dos fatores que podem levar a uma desregulação do sono, associada a outros fatores como ansiedade devido ao tratamento e maus hábitos de sono que precediam ao diagnóstico da doença.

Diante das informações acima descritas fica evidente a importância de conseguir um sono reparador durante seu tratamento. Seguem algumas dicas:

● Tenha horários regulares para dormir e despertar;

● Vá para cama somente na hora de dormir;

● Dormir em um quarto calmo, escuro, nem muito quente, nem muito frio;

● Evite consumo de bebidas alcoólicas ou estimulantes com cafeína: café, Coca-Cola, guaraná ou bebidas desportivas;

● Fazer exercícios regularmente;

● Gerencie o estresse. Quando tem muito o que pensar e para fazer se organize, estabeleça prioridades e anote o que está em sua mente.

● Leia um livro, escute músicas que relaxam. A TV, o computador, tablet ou celular devem ser evitados. Estes possuem uma luz emitida que tem efeito negativo e pode causar mais dificuldades para adormecer;

● Iniciar a rotina para dormir com um banho quente e, de preferência, não utilize medicamentos sem orientação médica.

● Técnicas de relaxamento, ioga, meditação e outras estratégias poderão ajudar você.

Caso, mesmo seguindo todas as orientações, você não consiga ter um sono reparador, fale com seu médico.

Adriana Paes/Psicóloga e Mestre em Educação

CRP 9093