Câncer de Mama: conheça os sintomas e saiba como se prevenir

O Câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo e também no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Infelizmente é o tipo que causa o maior número de óbitos por câncer entre as mulheres.

Os fatores relacionados ao surgimento do câncer de mama são muitos sendo fundamental controlar os fatores de risco e estimular hábitos de vida que são considerados protetores.

Segundo dados do INCA, é possível reduzir em até 28% as chances de desenvolvimento da doença por meio da alimentação, nutrição e atividade física regular.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio de hábitos saudáveis, são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.

Outubro – Mês da Conscientização

Para estimular a participação da população no controle e na prevenção do câncer de mama, foi criado na década de 1990 o movimento Outubro Rosa. Tendo o laço cor-de-rosa como principal símbolo, os maiores objetivos da data são:

• Compartilhar informações sobre a doença;
  • Promover a conscientização da população;
  • Proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento;
  • Contribuir para a redução da mortalidade deste câncer.

Sintomas

Há vários tipos de câncer de mama e por isso a doença pode evoluir de formas distintas.

Na maioria das vezes o câncer se manifesta como nódulo indolor na mama mas também pode se apresentar como nódulo nas axilas, alteração no formato das mamas ou mamilos, secreção espontânea incolor ou com sangue nos mamilos.

Caso apresente algum desses sintomas deve procurar assistência médica.

Mesmo na ausência desses sintomas é muito importante a avaliação médica periódica e fazer a mamografia de rastreamento anualmente a partir dos 40 anos (em casos especiais, a orientação da idade pode variar).

A mamografia muitas vezes permite encontrar o câncer ainda no início, antes que apresente qualquer sintoma.

O diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas. Em fases iniciais o índice de cura está em torno de 95% e também torna o tratamento menos agressivo.

A Solus Oncologia conta com seis mastologistas em sua equipe para oferecer um atendimento humanizado e com excelência a todos os pacientes.

A detecção precoce do câncer é fundamental para um tratamento bem-sucedido! Entre em contato com a gente pelo telefone (32) 3512-3333 e saiba mais.