Câncer de Intestino: conheça os sintomas e saiba como se prevenir da doença

Também conhecido como Câncer de Cólon e Reto (ou CCR), o câncer de intestino é um dos que mais atinge homens e mulheres no Brasil, segundo dados do INCA. Apesar da alta taxa de incidência e também de mortalidade, esse tipo de câncer é altamente curável quando há o diagnóstico precoce.

O Câncer de Intestino pode ser evitado em cerca de 90% dos casos. Quase sempre, ele surge como uma lesão benigna, chamada pólipo, que cresce na parede do intestino. Com o diagnóstico precoce, é possível agir para evitar que o câncer se desenvolva. Por isso é fundamental visitar regularmente o gastroenterologista ou o coloproctologista e, no caso de pacientes acima dos 45 anos, realizar a colonoscopia preventiva.

Setembro foi o mês escolhido para a campanha de prevenção desse câncer. Representada pela cor verde, a iniciativa tem como objetivo divulgar as ações de prevenção e apresentar para a população os sintomas mais comuns relacionados à doença. Confira nos tópicos a seguir.

Sintomas⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os sintomas do CCR incluem presença de sangue nas fezes, dores abdominais, perda inesperada e repentina de peso e alteração de funcionamento do intestino sem motivo aparente.

Prevenção

A adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física e alimentação balanceada, ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento deste câncer. É importante seguir uma dieta rica em fibras vegetais, com muitas frutas, legumes e verduras, e com restrição de alimentos industrializados e ricos em gordura animal.

Para mais informações, procure ajuda especializada. Entre em contato com a Solus pelo telefone (32) 3512-3333 e cuide de sua saúde.