Os perigos dos agrotóxicos para a saúde



Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para eliminar insetos ou ervas-daninhas nas plantações. Eles são utilizados na produção dos alimentos no Brasil, causando danos ao meio ambiente e à saúde do produtor rural e do consumidor.


Estão presentes em alimentos in natura de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas, ou minimamente processados. Mas podem estar contidos também em ovos, leites e carnes frescas.


É importante destacar que os resíduos dos agrotóxicos também podem estar em alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas e pizzas, entre outros que tenham como ingredientes o trigo, o milho, a cana-de-açúcar e a soja, por exemplo.


Em 2018, a Anvisa fez um estudo mostrando a quantidade de agrotóxicos que continham nos alimentos que consumimos atualmente. O pimentão saiu disparado em primeiro lugar: 91,8% das amostras desse legume apresentaram agroquímicos acima do permitido. Além dele foram encontradas quantidades excessivas em alimentos como uva, pepino e morango.


Malefícios a Saúde


Os agrotóxicos podem ter dois tipos de mecanismos: os sistêmicos, que atuam no interior das folhas e polpas, sendo absorvido por elas, e os de contato, que agem, principalmente, nas partes externas do vegetal.


Existem pesticidas à base de arsênico que são comprovadamente cancerígenos e têm seu uso proibido. Outros podem ter efeitos tóxicos agudos quando ingeridos em grande quantidade ou também podem até gerar agravos à saúde humana.


Os agrotóxicos podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, aborto, má formação fetal, alteração no sistema reprodutor masculino e feminino; além de cânceres em locais como cérebro, mama, esôfago, pele, sistema digestivo, reprodutivo e linfoma de Hodgkin.


Orientações Nutricionais:


Deve ser realizada a higienização das frutas, dos legumes e das verduras com soluções de hipoclorito de sódio, vinagre e bicarbonato de sódio.


Porém, infelizmente, os procedimentos de higienização contribuem para redução dos resíduos de agrotóxicos presentes no exterior, sendo incapaz de eliminar aqueles que estão no interior do alimento.


Ao comprar os seus alimentos, deve-se dar preferências aos da “época”, que costumam receber uma carga menor de agrotóxicos.


Mas a melhor dica é conhecer a origem dos alimentos e, quando possível, dar preferência aos orgânicos que, apesar de um pouco mais caros, hoje em dia já são encontrados com maior facilidade.


Vanessa Cirilo Caetano

Nutricionista da Solus Oncologia – CRN 19417

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados