Carnaval: dicas para aproveitar o carnaval de maneira consciente e segura.

“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.” - Toquinho

Para você paciente folião, independentemente de sua fase de tratamento, algumas dicas de cuidados específicos são necessários para curtir o carnaval.

● Se for viajar, comunique a seu médico: Importante conversar sobre o contexto da viagem e solicitar orientações para que você possa garantir seu bem-estar durante o passeio.

● Evite lugares muito cheios, com aglomerações de pessoas para não correr o risco do contágio de doenças virais.

● Não esqueça de tomar seus medicamentos tanto de uso contínuo, como os indicados para casos de dor, náusea e febre. Bebidas alcoólicas e medicamentos não dão samba. Prefira bebidas engarrafadas e tome muita água. A ingestão de água também ajuda a diminuir os riscos de infecção, pois desintoxica o organismo e contribui para o fortalecimento de suas defesas.

● Para os pacientes em tratamento radioterápico: evite adesivos e pinturas nas áreas irradiadas que também devem estar protegidas do sol.

● Pacientes pós-cirúrgico: seguir as orientações do seu cirurgião sobre movimentos, alimentação e ingestão de bebidas e uso de medicamentos.

● Pacientes com cateter, drenos e sondas: Cuidado especial para evitar traumas, perdas ou outras complicações. Quanto aos ostomizados, para evitar deslocamento da bolsa e da base, utilize cinto de estoma para maior fixação, lembrando de esvaziar a bolsinha periodicamente.

● O uso do preservativo é fundamental durante a relação sexual para prevenir gravidez indesejada e diversas doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, HPV e alguns tipos de câncer.

● Cuidado com a sua alimentação. Dê preferência para os alimentos naturais, com pouca gordura e ricos em nutrientes. Evite o consumo de alimentos crus e em locais na qual você não conhece a procedência quanto a forma de preparo. Higienize bem as frutas antes de consumi-las.

● Evite ficar longos períodos sem se alimentar. Faça um café da manhã reforçado, contendo principalmente fontes de proteínas (queijos brancos, ovos) e fibras (aveia, linhaça, chia). Opte por levar, se for sair de casa, frutas já higienizadas, sanduíches ou mix de nuts (castanhas, nozes, semente de abóbora)

Equipe Multidisciplinar Solus Oncologia

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG