Edit Content

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Porque devo tomar muita água durante o tratamento Quimioterápico?

Porque devo tomar muita água durante o tratamento Quimioterápico?

O tratamento quimioterápico causa diversos efeitos colaterais que variam na intensidade e frequência, de acordo com cada pessoa, tipo de medicamento, comorbidades, tipo de tumor….

É muito importante o paciente repor líquidos, pois a água que ingerimos tem a função de manter as funções básicas do organismo, ajudar na produção de saliva, do suco gástrico e pancreático, da bile, do plasma sanguíneo e da linfa (líquido que circula nos vasos linfáticos e transporta os glóbulos brancos). Além disso, é um importante soluto, auxiliando na assimilação dos medicamentos da quimioterapia, ajudando na diluição das toxinas no organismo, transportando-as até os rins para que seja, posteriormente, eliminada.

No tratamento Quimioterápico as papilas gustativas da língua podem ficar com as suas funções diminuídas e a produção de saliva também ficar menor. Dessa forma, a ingestão de água vai contribuir na recuperação e na reativação da função dessas papilas.

Se você apresentar enjoo e/ou náusea, o consumo de água poderá ficar mais difícil. Algumas opções neste momento seriam: chupar gelo, consumir chás, como camomila e capim cidreira, colocar frutas, hortelã ou manjericão na água para saborizá-la, consumir frutas ricas em água, como a melancia e o melão, tomar sopas, tomar água de coco…

Não deixe de se hidratar, beba água em abundância, faça bastante xixi, essa troca de líquidos em seu organismo é muito importante e estimula o melhor funcionamento de todo o sistema imunológico.

O importante é não deixar de se hidratar, mesmo que você não tenha sede!!
Fica a dica: Beber 1 copo de água a cada hora, sendo um total de 8 a 12 copos por dia.

Vanessa Cirilo

Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *