Como os animais podem ajudar no tratamento oncológico.

Dia 14 de março comemora-se o Dia nacional Dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens, refletir sobre o posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas.

A equipe da Solus Oncologia não poderia deixar passar em branco essa data pois muitos de nossos pacientes possuem animais de estimação, incluindo a equipe profissional de saúde. Frequentemente, os pacientes relatam suas parcerias e os benefícios que estes trazem para sua saúde emocional e, consequentemente para o enfrentamento desse período difícil que é o processo do tratamento. Tanto amor e apego contribuem de forma significativa para o bem estar do paciente.

Alguns estudos vinculam a relação entre os seres humanos e os animais domésticos com um menor risco de se desenvolver enfermidades e como auxílio no tratamento de doenças graves como o câncer. Atualmente temos a presença de cães terapêuticos que atuam em hospitais para ajudar pacientes que sofrem de ansiedade e estresse pós-traumático e até na recente adesão de empresas á política de que seus funcionários levem seus pets ao escritório.

Os animais de estimação forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia, que é a incapacidade de experimentar prazer encontrado em atividades como exercícios físicos, hobbies e interações sociais. Assim, os animais de estimação forçam seus donos a praticar atividades físicas, vivenciar situações sociais e consequentemente auxiliam ma qualidade de vida, minimizando os fatores de estresse que a doença e o tratamento traz.

Algumas recomendações são importantes para os pacientes oncológicos em tratamento.

● Alguns animais devem ser evitados: animais de rua, animais que vivem na fazenda e animais selvagens (visitar o zoológico nem pensar).

● Evite adotar filhotes nesse período do tratamento, eles são mais propensos a transmitir doenças.

● Cuidar da saúde do seu bichinho é importante: vacinas e vermifugação. Leve-o ao veterinário antes de iniciar o tratamento.

● Seu bichinho deve tomar banhos periódicos e estar sempre limpinho, com suas unhas aparadas. Além disso, manter a casinha ou caminha e, brinquedinhos, muito limpinhos, utilizando luvas quando limpar a caixa de areia, a gaiola de pássaros ou o aquário. Ou peça alguém para fazer isto pra você.

● Lave bem as mãos depois de brincar com eles. Não deixe que seu pet lamba seu rosto.

● Cuidado com as patas do seu animal. Elas exigem cuidado redobrado.

● Durante o período de tratamento, evitar que ele suba em sua cama.

● Evite o contato com a urina e as fezes do animal.

Esses cuidados são necessários para que você se proteja sobre o risco de contrair infecções, já que o sistema imunológico de quem está com câncer fica mais debilitado.

Seguindo estes cuidados o paciente poderá continuar mantendo sua relação com seu bichinho, usufruindo de todo o bem estar que podem lhe trazer neste momento difícil, minimizando os sintomas de ansiedade e do estresse.

Seguem algumas sugestões de filmes e livros sobre animais de estimação com narrativas que falam de companheirismo e lealdade dos animais. Aproveitem, peguem uma pipoca e assistam.

FILMES:

● MARLEY & EU

● PETS – A VIDA SECRETA DOS BICHOS

● SEMPRE A SEU LADO

● AS AVENTURAS DE TINTIM

● O CORCEL NEGRO

LIVROS:

●UM GATO DE RUA CHAMADO BOB – A HISTÓRIA DA AMIZADE ENTRE UM HOMEM E SEU GATO

● UMA VELHA E SEU GATO & A HISTÓRIA DE DOIS CÃES

● OS CÃES NUNCA DEIXAM DE AMAR

● O ENCANTADOR DE CÃES

Adriana Paes

Psicóloga – CRP 9093

Mestre em Educação

O ministério público disponibiliza em formato digital a Cartilha de defesa Animal.

Hoje no Brasil é considerado crime maltratar animais, ferir ou mutilar animais com pena prevista e legitimada pelo Art. 32, da lei Federal número 9.605 de 12/02/1998 e pela Constituição federal Brasileira, de 15 de outubro de 1988.

Fonte: