Edit Content

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Sobre religiosidade e espiritualidade

Sobre religiosidade e espiritualidade

Quando nos deparamos com alguns momentos difíceis em que precisamos refletir sobre si mesmo e sobre a vida lançamos mão de recursos diversos, entre eles, a religiosidade. Esta representa uma das fontes mais potentes de apoio em situações difíceis para muitas pessoas.

O conceito de religiosidade está ligado a instituições religiosas estruturadas e a um conjunto determinado de crenças. Estas podem contribuir significativamente para a redução do estresse emocional causado por perdas e mudanças, redução da ansiedade, aumento da esperança e senso de controle. Tudo isto poderá ser alcançado não apenas por aqueles que possuem uma religião, mas a todos que constroem caminhos para o desenvolvimento da sua espiritualidade.

A religiosidade pode ser uma maneira da espiritualidade se manifestar, mas não é a única maneira, ou seja, do mesmo modo que há pessoas de intensa religiosidade e pouca espiritualidade, há pessoas de nenhuma religiosidade, como um ateu ou um agnóstico, por exemplo, que podem manifestar uma intensa espiritualidade.

E o que seria espiritualidade?

A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Ela representa uma busca de significado para a vida, um sentido de conexão com algo maior que si próprio, além do ego. Isto pode ser alcançado através da música, do contato com a natureza e com seus amigos, meditando, nas relações amorosas…

No Livro Tibetano do Viver e do Morrer, há uma citação de um mestre tibetano sobre o verdadeiro significado da espiritualidade:

“Reconheça sempre que a qualidade da vida é como a de um sonho e reduza o apego e a aversão. Pratique a boa vontade com todos os seres. Seja amoroso e compassivo, não importa o que os outros lhe façam. O que eles farão não tem importância quando você vê tudo como um sonho. O truque é manter intenção positiva durante o sonho. Esse é o ponto essencial. Essa é a verdadeira espiritualidade.”

Quer estejamos falando de espiritualidade ou religiosidade, estamos falando de Fé, palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”.

Reflita:

– Quais as coisas em que você acredita ou tem fé?
– Ao que você se apega em tempos difíceis?
– O que o sustenta e o faz seguir adiante?
– Sua doença influenciou sua fé?
– Que papel sua fé tem no restabelecimento da sua saúde?
– Há práticas específicas que você segue como parte de uma religião/espiritualidade (orações, meditações…)?

Entre religião e espiritualidade, o importante é que você encontre o seu caminho. E que o divino esteja sempre com você!

Adriana Paes – Psicóloga – CRP 9093
Mestre em Educação

Fonte:
http://www.oncoguia.org.br/
https://www.eusemfronteiras.com.br/entenda-a-diferenca-entre-religiosidade-e- espiritualidade/

RINPOCHE, S. O livro tibetano do viver e do morrer. Talento, São Paulo; 1999.
KOENING; H.G. Espiritualidade no cuidado com o paciente: por quê, como, quando e o quê. FE Editora Jornalística Ltda., São Paulo, SP, 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *