Paciente lança livro na Solus e ganha biblioteca com o seu nome



Passar por uma doença como o câncer não é fácil. São inúmeros os momentos de dúvida, confusão, medo... mas encontrar algo que te ajude a entender e lidar com tantos sentimentos e emoções pode ser uma boa saída para encarar a situação e vencer mais essa batalha.


Foi assim que Denise Barros Cedrola, nossa querida Denise, encontrou na escrita uma forma de descrever e desabafar sobre cada etapa do seu tratamento do câncer de mama.


“Eu me vi diante de tanta coisa nova, tanta informação, que precisei colocar aquilo tudo para fora. Não era pra ser um livro, mas um dia minha sobrinha me perguntou o que eu tanto escrevia e, quando mostrei, ela sugeriu que levássemos em uma editora”, conta.


“Fases da Vida”



Os textos ganharam a forma de um livro. Mas “Fases da Vida” vai muito além de desabafos, ele detalha cada processo do tratamento oncológico de Denise com enorme sinceridade e força de vontade.


Parte do processo foi feito na Solus Oncologia, acompanhado pelo Dr. Alexandre Ferreira Oliveira e pela Dra. Tayene Nehrer, que conta como ela foi uma paciente especial:


“Sua autoconfiança crescia a cada dia e os obstáculos se tornaram menos dolorosos. Ela dava apoio aos outros pacientes, trazendo esperança e otimismo. Muito me orgulhou saber que transformou suas vivências na Solus em um livro, que reflete seus sentimentos e impressões e que serve de apoio e estímulo a milhares de mulheres que passam por situações semelhantes”.


A cura pelo amor



Denise descobriu o tumor na mama no final de dezembro de 2017 e precisou passar por três cirurgias, além de sessões de quimioterapia e radioterapia. Mas ela conta que o pensamento positivo e o amor foram fundamentais durante todo o tratamento.


“Acreditar que eu era capaz e receber apoio das pessoas que eu amava me ajudou muito, porque a cabeça é tudo e, às vezes, a gente se vê sem chão. Mas, quando eu descobri que estava com câncer, eu falei ‘você veio, mas você vai embora porque você não me pertence e eu não te quero comigo’”, lembra.


E a Dra. Tatyene não poderia ficar mais orgulhosa: “Denise Barros Cedrola é nossa guerreira, que levanta o estandarte da causa, se desnuda do diagnóstico de câncer de mama e se coloca a ajudar outras mulheres na mesma situação. Coragem é seu nome e esperança, o sobrenome”.


Biblioteca Denise Barros



Trazer apoio para outras pessoas passando pela doença foi sua maior motivação para transformar os textos em livro.


“Eu quero ajudar as pessoas que têm câncer e as suas famílias. Porque conversar com alguém que já passou por tudo isso traz força e nos ajuda a entender melhor tudo que está acontecendo. E pode parecer bobo que queiram saber se eu ia ao shopping ou ao cinema, o que eu comia e quais restrições eu tinha, mas são dúvidas que nós realmente temos durante o tratamento”.


Orgulhosamente, a Solus Oncologia inaugurou a Biblioteca Denise Barros e sua obra será doada a todas as mulheres aqui que quiserem conhecê-la a fundo.


“Quando a Solus me avisou que faria o lançamento do meu livro na clínica, eu não sabia se eu ria ou se chorava. Me deu uma alegria tão grande por dentro! Mas ver que batizaram a biblioteca em meu nome foi um momento ímpar e de muita gratidão por esse gesto tão singelo e eterno”.


Como bem disse a Dra. Tatyene, lembrando a velha frase do filósofo Paracelso: “A cura passa pelo amor. Ela não se restringe apenas por protocolos, recursos técnicos e genéticos, mas também pela humanização do cuidado, entendendo o paciente em toda sua complexidade. Ao menor sinal de amor, retribua!”.

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados