O que é o câncer?

O câncer é uma doença da célula que se desenvolve por conta de alterações no material genético (mutações), causando a replicação celular desenfreada com formação de tumores.





Essas células cancerígenas podem se deslocar do local de origem e se instalar em locais distantes, por disseminação via sangue ou vasos linfáticos em um fenômeno chamado metastização. Isso ocorre apenas nos tumores malignos (câncer).


As células tumorais, portadoras das mutações gênicas, se comportam de maneira diferente das células normais, comprometendo a funcionalidade local do órgão ou tecido afetado. Elas já podem apresentar sintomas ou apenas alterações em exames de rastreio de tipos específicos de câncer.





Várias drogas foram e estão sendo criadas para atingir esses alvos contendo erros genéticos, proteínas super-expressas ou receptores específicos de células cancerígenas, ou ainda no estímulo da imunidade do indivíduo para combate da doença.


Neste prisma temos medicações que podem ser feitas isoladas ou em conjuntura de acordo com a situação:


1 - Quimioterapia citotóxica convencional

2 – Anticorpos monoclonais

3 – Terapias alvo-dirigidas

4 – Imunoterapia

5 – Bloqueios hormonais (em tumores sensíveis a esse tipo de abordagem como alguns casos de câncer de mama e próstata, por exemplo)

6 – Bloqueio de enzimas específicas para a proliferação celular anormal

7 – Vacinas com antígenos tumorais: ainda em testes clínicos


A decisão do tratamento mais indicado para cada caso é individualizada pela análise do médico especialista da área, o oncologista clínico. As abordagens terapêuticas são feitas frente a um diagnóstico de câncer (biópsia confirmatória), na dependência de fatores clínicos pessoais, da extensão da doença, a natureza da mesma (histologia) e, às vezes, por métodos mais sofisticados como imuno-histoquímica e perfil genético.


Muitas vezes, a decisão do tratamento é interdisciplinar, envolvendo a oncologia clínica, oncologia cirúrgica, radioterapia e oncogenética. Elas agem de forma integrada e individualizada.


Tatyene Nehrer de Oliveira

CRM 34218

Responsável Técnica – Clínica Solus

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados