Janeiro Branco: já cuidou da sua saúde mental hoje?



Em 2002, no Brasil, foi realizada a primeira ação do Outubro Rosa, uma campanha para conscientizar e informar sobre o Câncer de Mama.


Após essa ação, algumas organizações médicas, ONGs e grupos da sociedade civil passaram a estabelecer cores para os meses do ano, com o objetivo de disseminar informações e atitudes preventivas em relação a outras doenças.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.


Dessa forma, o Janeiro Branco foi instituído com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental.


Lidar com um câncer não é tarefa fácil. É muito comum, após o diagnóstico, que pacientes enfrentem momentos de depressão, ansiedade, pensamentos negativos a respeito da doença, sensação de fadiga, alteração no sono, conflitos e dúvidas existenciais...


E tudo isto ainda pode persistir após o tratamento. Além dos pacientes, os cuidadores e familiares de pessoas que sofrem com o câncer também têm sua saúde mental afetada.


Por isso, a Solus Oncologia oferece apoio e acolhimento não só aos pacientes, mas também aos familiares, através do setor de Psicologia e de toda a equipe multidisciplinar.


Preste atenção em suas emoções e sentimentos. Se perceber alguma diferença ou dificuldade emocional, busque apoio.


“Dor compartilhada é dor amenizada”


Adriana Paes – Psicóloga da Solus

CRP 9093

Mestre em Educação

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon