Hábitos: o que muda na vida dos pacientes oncológicos?

Ao ser diagnosticado com câncer, uma das primeiras coisas que o paciente pensa é em como seus hábitos e estilo de vida irão mudar dali pra frente. Do que ele vai ter de abrir mão, quais novas posturas terá de adotar, dentre outras dúvidas surgem neste momento.

As novas dinâmicas interferem muito no cotidiano do paciente com câncer. E uma das principais mudanças deve ser no estilo de vida, adotando uma rotina mais saudável e ativa.


Com o aumento crescente de evidências na literatura a respeito dessa temática, é possível inferir que exista uma íntima relação dessas mudanças comportamentais com a sobrevida dos pacientes após o diagnóstico de câncer.


Até mesmo pesquisas envolvendo oncogênese mostram fatores epigenéticos como responsáveis por erros de metilação em determinados cromossomos, onde mais uma vez a relevância de um estilo de vida saudável é importante, pois minimiza esses erros metabólicos/genéticos.


Uma série de estudos americanos, canadenses e australianos demostraram que intervenções voltadas para um estilo saudável de vida em pacientes com câncer de próstata, mama e cólon podem maximizar ainda mais o sucesso do tratamento.


Como adotar uma vida mais saudável após o diagnóstico do câncer?


Mesmo que o paciente saiba que precisa mudar seus hábitos, muita das vezes, ele não sabe como fazer isso da maneira correta, quais atitudes tomar para se tornar mais saudável e poder combater o câncer de forma mais eficiente.


Confira algumas ações que tornam a vida dos pacientes oncológicos mais saudável e ajudam no combate à doença:


  • Manter- se diariamente ativo fisicamente por 30 minutos ou mais;

  • Ganhar força e aptidão, fazendo exercícios de força, equilíbrio e alongamento 2x por semana e 2 sessões de 30 minutos de exercícios vigorosos por semana;

  • Aumentar a ingestão de frutas e vegetais;

  • Maximizar o uso de fibras;

  • Não consumir alimentos nem bebidas com alto teor calórico;

  • Reduzir a ingestão de carne vermelha;

  • Reduzir a ingestão de carne processada;

  • Abandonar o uso de tabaco;

  • Reduzir significativamente o consumo de álcool.



Essa intervenção é uma abordagem que visa melhorar o comportamento de saúde em pessoas com diagnóstico de câncer, com base na teoria do hábito e fornecendo conselhos sobre um estilo de vida saudável pautado em evidências científicas robustas.


Mas antes de praticar essas ações, o paciente deve conversar com seu médico para, juntos, definirem quais hábitos podem ser adotados, pensando no paciente, seu tipo de câncer e outros fatores.


A Solus conta com uma equipe especializada em diversas áreas como a nutrição, que é fundamental para estabelecer estes novos hábitos.


Para conhecer nosso corpo clínico e marcar sua consulta, acesse nosso site.

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon