Edit Content

Seja bem-vindo a Solus Oncologia

(32) 3512-3302

Whatsapp

(32) 3512-3333

Atendimento e Consultas

Seg. a Sáb.

das 07:00 às 19:30 hrs
Sáb. das 08:00 às 13:00hrs

Como lidar com a saudade durante a quarentena

Como lidar com a saudade durante a quarentena

Apesar de contarmos com a tecnologia, neste momento, de afastamento físico, estamos todos sofrendo de saudade. E o que é esse sentimento tão cantado em versos e prosa por tantos escritores e poetas.

No dicionário, a saudade é descrita como um “sentimento nostálgico provocado pela distância de (algo ou alguém), pela ausência de uma pessoa, coisa e local, ou ocasionado pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados”.

Segundo Rubem Alves, “a saudade se parece muito com a fome. A fome também é um vazio. O corpo sabe que alguma coisa está faltando. A fome é saudade do corpo. A saudade é a fome da alma.”.

Existem diversos tipos de saudade. Podemos sentir saudade de um amor da adolescência, um amigo muito querido, uma avó que faleceu a certo tempo, dos momentos de felicidade com nossa família na infância e até de momentos difíceis. Quantas vezes nos pegamos sentindo falta da bronca da mãe ou das “briguinhas” com os irmãos, da rotina.

E você já sentiu saudade daquilo que não aconteceu? A escritora maranhense Ita Portugal diz que sim, “existe saudade daquilo que quase ocorreu; do que a gente sonhou que não realizou; do que ficou pelo caminho por falta de insistência; essa saudade é dolorida e tem gosto indefinido”.

E o que fazemos com esse sentimento? Como “matamos” a saudade ou, como fazer pra saudade não nos “matar”?

Atualmente estamos vivendo um isolamento físico necessário em decorrência de uma pandemia. A saudade tem feito parte dos relatos das pessoas que estão sendo obrigadas a ficar distante de quem se ama, do trabalho, das festas, dos beijos e abraços dados e não dados…Estamos exercitando nossa criatividade e criando maneiras para não “morrer” de saudade.

Algumas dicas:
⦁ Aceite a saudade;
⦁ Fale sobre a saudade;
⦁ Escute uma música que lembre a pessoa ou o momento vivido;
⦁ Reveja fotografias;
⦁ Permita-se chorar de saudade;
⦁ Envie mensagens através das redes sociais, whatsapp, telefone…
⦁ Faça chamadas de vídeo.

Ou, se nada disso amenizar sua saudade, faça como uma banda de rock, Soulstripper, do interior paulista, num trecho da música que diz: “O que faço com a saudade? Tem dia que faço besteira. Tem dia que faço caipirinha. Depende muito… Hoje, fiz brigadeiro”.

Adriana Paes – Psicóloga CRP 9093
Mestre em Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *