11 alimentos que auxiliam no controle da ansiedade

Atualizado: Jul 23




Ansiedade é a reação natural do corpo ao stress. É um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins. Nem sempre a ansiedade é uma doença. A ansiedade em seu estado normal é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro.


Embora seja normal sentir um pouco de ansiedade com situações difíceis e preocupações com a vida, às vezes pode ser difícil lidar com ela, gerando aquela sensação de estar sobrecarregado. Quando isto acontece podemos utilizar diferentes formas de tratar como por exemplo terapias, medicamentos e outras técnicas naturais.


Mesmo que nem todos lutem contra um distúrbio de ansiedade alto, estratégias para ajudar a aliviá-la e lidar com a ansiedade "normal" do dia a dia podem te ajudar a viver a vida que você deseja.


Uma dieta saudável também é importante para reduzir e prevenir a ansiedade. Incorporar uma dieta saudável em seu estilo de vida é fundamental para prevenir e reduzir a ansiedade.


Segundo pesquisas recentes, o consumo de açúcar e gordura libera endorfina e serotonina, os hormônios do bem-estar e, por isso, causam uma sensação de relaxamento, assim como o álcool. Em longo prazo, os doces, drinks e petiscos gordurosos podem render alguns quilos a mais e problemas como obesidade, Câncer, hipertensão, gastrite, refluxo, diabetes, entre outros

A partir disso, elaboramos uma lista de alimentos que auxiliam no controle da ansiedade:

1. Frutas cítricas - Presente em grande quantidade nas frutas cítricas, o ácido ascórbico — ou a popular vitamina C — ajuda a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol.


2. Banana - Essa fruta contém grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial para ajudar na liberação da serotonina. A serotonina é uma das substâncias responsáveis pelo bom humor.


3. Amêndoas, castanhas e nozes - Para efeito de controle da ansiedade, o consumo de frutas secas — como as amêndoas, castanhas e nozes — adquirem grande relevância, já que são fontes de minerais precursores de reações orgânicas necessárias à liberação da serotonina.


4. Espinafre - O espinafre é rico em ácido fólico, cuja função antidepressiva natural é relevante no combate aos sintomas da ansiedade.


5. Chocolate - O chocolate — principalmente o amargo — possui flavonoides em sua composição: um antioxidante que também favorece a produção de serotonina.


6. Sementes de abóbora - Por ser uma excelente fonte de potássio, as sementes de abóbora podem ajudar na regulação do equilíbrio de eletrólitos e gerenciamento da pressão arterial.


7. Peixes ricos em gordura - Peixes, como salmão, cavala, sardinha, truta e arenque, são ricos em ômega-3, substância que ajuda na função cognitiva, melhorando a saúde mental.


8. Ovos - Outra fonte de vitamina D são as gemas de ovos, que também são excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento.


9. Camomila - O chá de camomila é comumente usado como remédio devido a suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes.


10. Chá verde - Outro chá que tem ganhado destaque no combate a ansiedade é o chá verde, que contém um aminoácido chamado teanina.


11.Cúrcuma - A cúrcuma é um tempero comumente usados na culinária indiana e do sudeste asiático. Ele contém um nutriente chamado de curcumina, que pode ajudar a diminuir a ansiedade, reduzindo a inflamação.

Gostou ou ainda tem dúvidas? Deixe os seus comentários!



Adriana Paes – Psicóloga/Mestre em Educação CRP 9093

Vanessa Cirilo Caetano - Nutricionista CRN9-19417

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon