Biópsia de Medula Óssea

A biópsia de medula óssea é um importante método de diagnóstico e acompanhamento das doenças hematológicas e de neoplasias que podem infiltrar o tecido medular.

O exame inicia-se com anestesia no local da punção com agulha atingindo a pele e periósteo. Em seguida realiza-se uma punção com agulha especial e descartável para extração de um pequeno fragmento de material ósseo medular. O local de punção pode ser: crista ilíaca posterior (osso da bacia), ou raramente crista ilíaca anterior. O material colhido é encaminhado para a Anatomia Patológica para análise.

O procedimento de coleta de biópsia de medula óssea pode provocar dor local suportável e transitória, durante e após o efeito da anestesia. Em poucos casos poderá ocorrer extravasamento de sangue e excepcionalmente hematoma, o qual poderá ser evitado comprimindo o local da biópsia por alguns minutos. O curativo compressivo poderá ser retirado de 8 a 12 horas após o procedimento.

Não há necessidade de jejum antes do procedimento e recomenda-se ir com roupa confortável. O paciente poderá retornar as atividades normais poucos minutos após o exame

R São Sebastião 867 - Juiz de Fora /MG  

Telefone: (32) 3512-3333

Siga a Solus nas Redes Sociais!

  • White Facebook Icon

©2020 - Solus Oncologia - Todos os Direitos Redervados